16 de ago. de 2015

Erros do dia-a-dia Que Causam Queda dos Fios

Oi meninas, o assunto de hoje é cabelos!

Quem não gosta de ter cabelos lindos ne? Até por que eles são a moldura do rosto da mulher, então, eu mostro para vocês 10 coisas que nós estamos acostumadas a pecar no dia-a-dia que ajudam na queda de cabelos, deixando-os mais Fracos, Finos e Ralos

Muitos aspectos de nosso estilo de vida — desde o que comemos até como penteamos os cabelos — podem afetar a aparência de nossos cabelos. Isso quer dizer que ter um cabelo mais forte e volumoso está nas nossas mãos. 
Conheça 10 formas de devolver a energia e aparência dos seus cabelos.

1. Banho Muito Quente

Banhos quentes desidratam não somente sua pele, mas também suas fibras capilares. Isso leva a cabelos secos e quebradiços, que caem com mais facilidade. Quando a temperatura da água é muito alta, você remove os óleos de proteção dos fios e faz com que os poros do couro cabeludo produzam um excesso de óleo para reposição, o que danifica a raiz e leva a ainda mais queda. Portanto, habitue-se a diminuir a temperatura do chuveiro na hora de enxaguar o shampoo.

2. Secador Muito Quente

O ar do secador, quando em temperaturas muito elevadas, danifica as proteínas de seu cabelo, assim como a sua cutícula protetora. Uma vez que a cutícula esteja danificada, o equilíbrio de hidratação é perdido, e seu cabelo fica mais propenso à queda. Limite o uso do secador a no máximo duas ou três vezes por semana, e use a opção de ar menos quente. Além disso, utilize produtos de proteção contra calor, que criam uma barreira térmica protetora.

3. Dietas Radicais

Dietas muito restritivas (ou alimentação muito pobre) fazem o seu organismo dirigir a energia (o pouco que tem) para funções essenciais — como para o funcionamento de seu coração e cérebro — e não para fabricação de cabelo. Tanto isso é verdade que um dos principais sintomas da anorexia é a queda de cabelos grave. Então, tenha uma dieta saudável, com muita proteína magra, como as presentes no peixe, frango, lentilhas e feijão. Proteína é o ingrediente essencial de seu cabelo, então, para cabelos maravilhosos, é primordial ingerir o suficiente.

4. Falta de Cuidado com Cabelos Molhados

O momento em que nossos fios estão mais frágeis e propensos à quebra é quando estão saturados com água. É nesse momento que a cutícula protetora está mais "levantada", ou "aberta". Escovar os cabelos molhados, ou enxugar com toalha de forma agressiva é um prato cheio para o enfraquecimento dos fios. Ao lavar o cabelo, preocupe-se em desembarassá-lo antes de secar, ainda no chuveiro. No momento de secar com a toalha, procure fazer movimentos suaves. Se possível, utilize uma toalha bem macia. Espere secar um pouco antes de pentear o cabelo para evitar que ele se quebre.

5. Cabelos Muito Presos

Se você usa rabo de cavalo ou trança apertada, cuidado: esse estilo de cabelo causa tensão excessiva sobre os folículos pilosos, danificando-os e criando microcicatrizes que os destroem de forma definitiva. Isso pode levar a alopécia por tração (puxamento dos fios), uma condição que torna impossível o crescimento do cabelo. Por isso, solte-se! Tente usar seu cabelo solto mais vezes. Especialmente durante o sono, pois tracionar o fio contra o travesseiro pode causar ainda mais atrito. Se você amarrar seu cabelo atrás, procure deixá-lo menos apertado (se você sente sua pele sendo puxada, precisa soltar mais).

6. Laquês e Produtos de Longa Duração

Se você utiliza produtos como spray fixador ou laquê, cuidado. Esses produtos normalmente são ricos em álcool, que torna o cabelo seco e quebradiço. Quando você pentear ou escovar o cabelo, esse resíduo faz com que o cabelo quebre e caia. Evite todo e qualquer produto que torne o cabelo duro ou pegajoso. Em vez disso, opte por soluções mais suaves, como cremes, que mantêm a umidado do cabelo intacta e não criam atrito durante a escovação.

7. Escova Progressiva

Fazer uma alteração na estrutura do fio (alisar ou relaxar) sempre trará um dano ao cabelo. A diferença está em quanto tempo este fio se restabelece. Alguns processos ‘selam’ o fio de maneira que este não consegue absorver a hidratação e resseca. O resultado são cabelos pesados, opacos e cheio de fios arrebentados. Como eles perdem proteínas e aminoácidos os fios acabam ficando mais finos.

8. Coçar a cabeça

Coceira no couro cabeludo (como a causada pela caspa) pode resultar em enfraquecimento dos cabelos, devido aos danos induzidos pela fricção. Uma vez que a cutícula se danifique, a fibra do cabelo ficara suscetível à quebra. Para resolver o problema, utilize algum shampoo que contenha selênio ou piritionato de zinco. Esses componentes normalmente estão presentes em shampoos anti-caspa. Se as opções comercializadas não funcionarem, seu dermatologista pode oferecer outras opções, como prescrever um shampoo antifúngico, por exemplo.

9. Falta de Proteção Solar

Mesmo para aquelas que já estão bem conscientes do uso do protetor solar na pele, é comum esquecer que os cabelos também precisam de proteção! A exposição prolongada a raios UV tiram toda a força e elasticidade dos seus cabelos. O sol excessivo provoca a o enfraquecimento e quebra das camadas das cutículas, levando a cabelos quebradiços e à eventual queda dos fios. Portanto, utilize algum recurso para proteger seu cabelo do sol forte: use leave-ins com protetor solar, ou também chapéu (sempre lembrando de "guardar" o rabo de cavalo, se for o caso).

10. Não lavar o cabelo o suficiente

Principalmente com a chegada dos shampoos a seco, é fácil ficar vários dias sem lavar o cabelo. Esse recurso é muito conveniente, mas tem que ser usado em moderação. O acúmulo de produtos por muito tempo pode causar caspa excessiva, e ainda entope os folículos pilosos, podendo dificultar o crescimento dos cabelos. Não há nada de errado em "pular" um dia de lavagem. É importante lavar os cabelos um dia sim, um dia não, especialmente se você está suando muito ou usando muitos produtos no cabelo. Para evitar o ressecamento, procure também utilizar shampoos sem sulfato.

Cuidem-se! Um beijo, e até a próxima!
Não se esqueçam de me seguir nas redes sociais, os links seguem abaixo.

www.youtube.com/c/rosecleiasantos
facebook.com/rosecleiasantosmakeup

Nenhum comentário:

Postar um comentário