25 de jul de 2011

Negociando um aumento salarial

Conceito de negociação


Negociação é o processo dinâmico de busca de um acordo  mutuamente satisfatório para se resolver diferenças, onde cada parte obtenha um grau ótimo de  satisfação.
Negociação é um processo de tomada de decisão entre partes interdependentes que não compartilham preferências idênticas. É pela negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos (Neale, apud Chiavenato);
Negociação é o processo de buscar a aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.(L. A . Junqueira- IMVC).

Conceito de salário


Conforme CHIAVENATO “salário é uma contraprestação pelo trabalho de uma pessoa na organização. Em troca de dinheiro a pessoa emprenha parte de si mesma, de seu esforço e de sua vida, comprometendo-se a uma atividade cotidiana e um padrão de desempenho na organização.”

Negociação de aumento salarial


Para negociar um aumento salarial, requer cuidados e estratégias, como por exemplo:
Antes de pedir um aumento, é necessário que o funcionário faça uma pequena pesquisa sobre as faixas salariais de sua categoria no mercado de trabalho, sem duvidas, o objetivo numa negociação salarial é sempre atingir o salário maior possível dentro dessa faixa de mercado.
Para falar de aumento salarial, também é necessário um bom dialogo, mostrar firmeza, convicção, falar sobre as melhorias que a empresa terá em relação as suas tarefas a serem executadas, se comprometer mais com suas atividades cotidianas, afinal, com um salário mais alto, o funcionário terá melhor desempenho, satisfação, alto-estima, pois o funcionário irá observar que o seu esforço é reconhecido pelo seu gestor, saberá que a sua mão - de - obra ali é importante, que não corre muito o risco de no momento de pedir o aumento ter uma recusa, e ter a possibilidade de ser substituído por outra pessoa, pela ousadia de pedir o aumento, afinal de contas o mercado esta cheio de profissionais de mão-de-obra barata a procura de emprego, a desvantagem seria a rotatividade, que não é bom para a empresa.
É preciso mostrar sempre que é um bom profissional, e que aquele sonhado aumento trará bons resultados. Observar a se os negócios da empresa vão bem, também é importante, pois se as metas estão sendo atingidas, isto é, um bom indicador para investir numa boa negociação, aproveitar principalmente no momento de uma conquista, onde a vitória esta fresquinha na lembrança de todos, como por exemplo, numa empresa de vendas, seria um bom momento de pedir um aumento.
Pode ocorrer do gestor se sentir pressionado, já que deveria instintivamente, reconhecer os talentos de seu subordinado, e ainda por que o funcionário sempre esta na expectativa de reconhecimento.
É preciso saber bem as ações a serem apontadas, falar dos bons resultados que renderam lucros para a empresa, falar também sobre responsabilidades retidas em suas mãos nos últimos tempos. Saber o dia certo para negociar é de estrema importância, deve ser num dia calmo, sem muitas reuniões, onde o funcionário deve observar se o seu gestor esta num dia bom, e que o dia não esteja turbulento.
No momento da negociação, é imprescindível que o funcionário mostre motivação, não só por precisar de um salário maior, mais para melhorias para empresa, não mostrar que só esta ali devido ao salário, mostrar-se satisfeito com o trabalho executado concerteza é uma boa alternativa, sugestões de melhorias e propostas para obter crescimento da empresa.
E depois de tanta conversar, de abordados vários pontos importantes de crescimento para a empresa, melhorias, e a resposta for negativa, apesar de difícil, o funcionário terá de sair de cabeça erguida, talvez o aumento pode ter sido negado por que a empresa não esteja passando por momentos de bons lucros, por mais que pareça esta tudo bem, ou, pode ser que o gestor não ache que seja o momento certo ainda, aí é a hora em que o funcionário deve rever os seus conceitos, observar o que pode ter ocasionado o “não”, talvez seja um bom momento para ele mostrar mais ainda o bom profissional que ele é, melhorando postura, explorar bem mais seu potencial, para que um futuro próximo, o funcionário  não precise novamente tentar uma negociação para um aumento salarial, mas, que o seu gestor reconhecerá  melhor os seus talentos, afinal um “não” hoje pode levar a um “sim” no futuro, o importante é saber administrá – lo da maneira certa.