25 de jul. de 2011

Segurança, Saúde, Higiene e Medicina do Trabalho

MACEDO, Rui Bocchino. Segurança, Saúde, Higiene e Medicina do Trabalho. IESDE Brasil S.A. Disponível em: http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/4847.pdf. Acessado em: 23 agosto 2010.


Autor da Resenha

Rosecleia dos Santos Silva


O autor faz referência aos riscos aos homens, que a maior parte é no ambiente de trabalho, o qual passa a maior parte do seu tempo, e esse problema não se deu por iniciado na idade média, pois desde a antiguidade, quando caçador primitivo, até chegar no trabalhador moderno, passando por diversos acidentes e doenças, até mesmo de perder o seu maior bem, sua vida.
Focando este assunto de segurança e saúde no trabalho, sabemos que não é de hoje que os empregadores vem implementando ajustes e melhorias para melhor desempenho e menos custo para a organização, foi criada então no Brasil a Lei n° 3.724, de 15 de janeiro de 1919, onde foram instituídas as primeiras diretrizes em relação a acidentes no trabalho. Logo após, a referida Lei foi substituída pela Lei n° 24.637, de 10 de julho de 1934, onde estabelece as sociedades de seguro e cooperativas de sindicatos Com o passar dos anos, em 1977, foi alterado as Leis da Consolidação Trabalhista – CLT, determinando ser de competência do Ministério do Trabalho todas as questões referente Segurança e Medicina do Trabalho.
Como conseqüências começaram a ser criadas as Normas Regulamentadoras, que atuam até hoje, as quais passam a organização e manutenção do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho – SESMT, especificamente criado através da Norma Regulamentadora n° 04 (redação dada através da Portaria n° 33, de 27 de outubro de 1983) obrigatório em todas as empresas. O SESMT tem ligação direta com o Departamento de Recursos Humanos de cada empresa.

As empresas estão investindo de todas as formas para evitar os riscos que o trabalho pode trazer para o funcionário, para que todos fiquem ciente, o melhor é, conscientizar a todos, assim, terão mais cuidado com ao realizar suas tarefas, como também, diminuirá os gastos da empresa.

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